quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Lançamentos da Usina das Artes na 41ª Feira do Livro da FURG

A Usina das Artes lança sua primeira publicação em 2014 com a participação do livro "O Sapo Felício e o Jacaré Dentuço", escrito pelo poeta rio-grandino José Paulo Nobre e ilustrado por Wagner Passos.
Será dia 05 de Fevereiro (quarta-feira) a partir das 21h na Praça Didio Duhá, na Praia do Cassino.

Uma lagoa, um sapo e um jacaré. Uma aventura que se passa em um banhado cheio de animais, onde a interferência humana é que oferece perigo.

 Escrito pelo poeta José Paulo Nobre e ilustrado pelo cartunista Wagner Passos, a história do sapo Felício e do jacaré Dentuço fala sobre amizade, de como criaturas tão diferentes podem se tornar amigos. Um livro dedicado às crianças de todas as idades e que transmite, não apenas uma ideia de relações entre as pessoas e a natureza, mas apresenta também um pouco da biodiversidade da cidade do Rio Grande.

Primeira publicação da Usina das Artes, coletivo de artistas independentes que buscam viabilizar suas produções, constituindo assim atividades agregadoras de promoção e valorização da arte e cultura rio-grandina.

Outras publicações que serão autografadas pelo cartunista Wagner Passos, que integra o coletivo Usina das Artes são as seguintes:

Dia 05/02 (Quarta-feira) às 21h.

- CONFLITOS AMBIENTAIS E URBANOS - DEBATES, LUTAS E DESAFIOS: Organizado pelo Observatório dos Conflitos Socioambientais do Extremo Sul do Brasil, os trabalhos reunidos no presente livro alinham-se todos neste mesmo esforço de desconstrução do modo como a retórica hegemônica alega o consenso e procura silenciar os conflitos existentes no campo ambiental. Quais são as condições políticas que sustentam as desigualdades ambientais entre países e no interior dos países que se agravaram com o capitalismo neoliberal, a partir do fim do século XX? De que forma o meio ambiente foi incorporado às dinâmicas de competição intercapitalista por ganhos de produtividade? Tais questões são aqui discutidas tendo como recurso um conjunto variado de referenciais teóricos do pensamento crítico. Recorre-se a uma avaliação dos métodos antropológicos apropriados a dar conta dos conflitos ambientais, interrogando: quais as possibilidades da etnografia de atores e situações com vistas a identificar distintas culturas materiais e modos de vida e, alternativamente, da crítica epistemológica do discurso dominante, destinada a desestabilizar a hierarquia de poder e controle de territórios e seus recursos com o apoio das ciências?
Textos de Javier Taks, William Héctor Gómez Soto, Carlos Vainer, Billy Graeff, José Damico, Breno Pimentel Câmara, Henri Acselrad, Andréa Zhouri, Vanessa Samora, Victor Bacchetta, Angel Segura, Carlos Frederico Loureiro, Philippe Pomier Layrargues, Caio Floriano dos Santos, Claudionor Ferreira Araújo, Wagner Passos e Carlos RS Machado.

- HISTÓRIAS DO MUNDO PRA TODO MUNDO: Muito antes de existirem os livros, as histórias já encantavam crianças e adultos. Pela voz mágica dos contadores, monstros, donzelas e bruxas ganhavam vida, transformando-se em personagens das fantasias da humanidade. Assim, da oralidade nasceu a literatura. Para reunir os artistas que levam a literatura dessa forma a todo o Brasil, foi criado o Festival de Contadores de Histórias da Biblioteca Lucília Minssen, oferecendo anualmente, aos frequentadores da Casa de Cultura Mario Quintana o privilégio de ouvir histórias com sotaques de vários cantos do país. Em comemoração ao quinto encontro, a ABLUMI e organizado por Léia Cassol e Cathe de León, “História do Mundo pra todo Mundo” reúne o trabalho de diversos contadores de histórias e ilustradores em uma coletânea voltada para o publico infantil. Com textos de Bete Pacheco, Léia Cassol, Rosane Castro, Léla Mayer, Francisco Gilson, Paulo Bocca, Danilo Furlan e Fábia Barbosa e ilustrações de Patrícia Langlois, Cathe de León, Bianca Pinheiro, Liza Petiz, Gisele Fedrizzi Barcellos e Wagner Passos.

Dia 06/02 (Quinta-feira) a partir das 21h

- A TARTARUGA MIDAS NOS MARES DO SUL: Escrito por Alice Monteiro e ilustrado por Wagner Passos, Midas, uma jovem e experta tartaruga marinha, parte da região costeira da Bahia para uma aventura rumo aos mares do sul. Em sua viagem, ela faz amigos, come algas deliciosas, conhece lindos lugares, mas também enfrenta grandes pergios. Conheça essa emocionante história cheia de belezas e surpresas marinhas. Uma produção do NEMA - Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental, que irá distribuir gratuitamente a publicação durante o lançamento.



Dia 08/02 (Sábado) a partir das 21h

- PLATAFORMA HQ: Uma revista de histórias em quadrinhos editada pelos desenhistas Alisson Affonso e Everton Cosme. Em sua primeira edição, a revista apresenta em suas páginas, narrativas que possuem como tema centra a cidade do Rio Grande, no estremo Sul do Brasil. Contando exclusivamente com a participação de artistas locais, as histórias apresentam olhares diversificados sobre o futuro, as lendas urbanas e fatos históricos da cidade. A arte da capa é de autoria do artista Volni Ney e conta também com a participação de Daniel Baz dos Santos, Diego Sá, André Darsie de Oliveira, Gelson Mallorca, Wagner Passos e Ivonei Peraça.

Dia 09/02 (Domingo) a partir das 21h

- TRILHA DO PLANETA: O que podemos fazer para rpeservar a vida em nosso planeta Terra? O que podemos melhorar em nossa casa, nosso bairro e em nossa cidade? Será que conseguiremos transformar o mundo em um lugar melhor para se viver? A Trilha do Planeta é um jogo de tabuleiro, organizado por Cibele Vasconcelos Dziekaniak, com desenhos e textos de Wagner Passos. Com apoio da Sala Verde, do Sistema de Bibliotecas da FURG e da Gráfica da FURG, o jogo conta com personagens e situações onde a criança irá se divertir e aprender sobre como cuidar melhor do lugar onde vive e da vida. Com distribuição gratuita, terá sessão de autógrafos e realização de Caricaturas no espaço da Sala Verde na Feira do Livro.

Além destes livros, estarão a venda:

- O MENINO E O VIOLÃO: Um menino que não tira da cabeça a ideia de aprender a tocar violão e decide estudar violão clássico. Escrito em 4 idiomas: português, inglês, espanhol e italiano.








- CIDADE DOS VENTOS: Rio Grande, cidade dos ventos, da Esquina dos Quatro bancos, por todos os cantos sopra o famoso vento. Poesias de Ivonei Peraça e ilustrações de Wagner Passos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário