Nossa história

O início

Criada em 2014 pelo cartunista Wagner Passos e o poeta Ivonei Peraça, a Usina das Artes surge de um histórico de outras produções e ações coletivas culturais iniciadas em 2002 com o Vagão do Humor, reunião de cartunistas de Rio Grande que culminou na realização de diversas exposições e publicações de livros, em parceria com a GRAFAR – Grafistas Associados do Rio Grande do Sul, tendo participado já na Feira do Livro da FURG de 2003 com exposição de charges e cartuns de artistas gaúchos.

Neste período inicial surgiram os jornais Divagando no Humor e Peixe Frito, a Revista Ideia – Quadrinhos, Humor e Cultura, e os livros O Menino do Mar, Cidade dos Ventos, entre outros, além de diversas exposições destacando-se as exposições “Dessinateurs Brésiliens” no Salão de Humor de Saint Just-le-Martel, na França em 2005, e a 1ª Mostra Internacional de Humor sobre Educação Ambiental, realizada primeiramente na FURG em 2012 e em outros lugares, destacando-se o convite do Ministério da Educação e Cultura do Uruguay para apresentação em Montevideo.

Em sua primeira publicação a Usina das Artes produziu em o livro “O Sapo Felício e o Jacaré Dentuço”, escrito pelo poeta José Paulo Nobre e ilustrado pelo cartunista Wagner Passos, lançada na Feira do Livro da FURG com grande repercussão no evento.


Lançamento do livro "O Sapo Felício e o Jacaré Dentuço", escrito pelo poeta José Paulo Nobre e ilustrado por Wagner Passos. 


O surgimento da banca da Usina das Artes

Com a publicação de vários livros, não apenas de seus coordenadores, mas dos artistas locais, foi apresentado para a Pró-Reitoria de Extensão da FURG, na época dirigida pela Profª Lucia Anello, a demanda dos artistas locais, que vinham numa crescente produção de livros, mas não conseguiam viabilizar a venda dos mesmos nos anos posteriores ao seu lançamento, ficando em estoque com muitos exemplares que não chegavam ao público por falta de um lugar para exposição.

Assim, no ano de 2015 foi aberto o primeiro espaço para publicações independentes na Feira do Livro da FURG, no qual o coletivo Usina das Artes apresentou mais de 60 títulos em sua primeira exposição, em sua grande maioria livros de autores de Rio Grande, com participação de autores de Pelotas, Bagé, Porto Alegre e Chuí. Neste ano a Usina das Artes esteve junto ao espaço institucional.



Na foto poetas participantes da Editora Concha junto com a Usina das Artes.


2016 - Nossa 2ª participação

No ano anterior todos os livros eram retirados da feira, pois não havia espaço para guarda-los. Vendo a necessidade que tínhamos para armazenamento diário, a organização da feira permitiu que pudéssemos estar melhor instalados, integrando o espaço de banca junto com os demais livreiros.

Nesta edição tivemos mais de 80 títulos em exposição, iniciando um processo importante para valorização dos artistas locais que, a partir de agora teriam um espaço de referência, ao lado da banca da Editora da FURG, que se tornaria um grande ponto de encontro dos artistas de Rio Grande, assim como a realização de sessões de autógrafo paralela (de livros lançados em edições anteriores da feira), realização de oficinas e espaço para exposições.


2017 – 3ª Participação

Neste ano, mais uma vez a Usina das Artes se fez presente, levando mais de 80 títulos, a sua grande maioria de escritores de Rio Grande, com a participação de escritores de Pelotas, Porto Alegre, Bagé, Chuí e Arroio Grande. 


Com o professor Carlos RS Machado

Com os editores do zine Zona PB

Com o cartunista Bier



2018 – 4ª Participação

Em 2018 a Usina das Artes apresentou mais de 100 títulos de artistas de Rio Grande e região.

Artistas da Editora Concha, Editora Yaguaru, La Barca Estudio e Teatro do Sol.

Artistas da Barra do Chui e Rio Grande

Wagner Passos e Ivonei Peraça


2019 – 5ª Participação

Mais um ano de sucesso da Usina das Artes, com mais de 100 títulos em exposição de escritores independentes de Rio Grande e região. Neste ano a Usina das Artes organizou também o 3º Espraiar do Cartum Gaúcho, reunindo artistas de todo o estado do Rio Grande do Sul com a exposição “Cartunistas pela Liberdade”.

Célia Regina e Ivonei Peraça

Encontro de escritores da Editora Concha

Roda de conversa com os cartunistas do 3º Espraiar do Cartum Gaúcho

Cartunistas do 3º Espraiar do Cartum Gaúcho

Exposição Cartunistas pela Liberdade

Lançamento do livro infantil "O Boto Charlie", escrito por Ivonei Peraça e ilustrado por Wagner Passos



2020 – 6ª Participação

Em 2020 além dos artistas de Rio Grande e região, inspirados também na Usina das Artes, o Coletivo de Escritores Pelotenses trouxe suas publicações. Foram mais de 160 títulos em exposição. Consolidando com sucesso o espaço administrado pela Usina das Artes, congregando de forma democrática os escritores locais e buscando, ano após ano, a valorização do livro, do escritor, do artista e das publicações de Rio Grande. Neste ano também tivemos a exposição “Rio Grande desenhada: dos bairros e artistas”, reunindo o trabalho de 19 artistas da cidade em imagens que trazem a valorização de espaços e pontos locais.




Banca da Usina das Artes com a presença dos artistas Rudnei Alves e Zé Darci

Encontro com escritores pelotenses

Com o ator Hique Gomez, visitando a Feira do Livro da FURG

Wagner Passos e Ivonei Peraça na coordenação da Usina das Artes


2022

Devido a pandemia não tivemos a edição da Feira do Livro da FURG em 2021. No entanto, estamos ansiosos e com grande expectativa para o ano de 2022. Que seja uma grande feira e a retomada da vida. Esperamos por todos!
Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores