quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Um pouco da nossa história

 A Usina das Artes iniciou muito antes de começar. Coordenada pelo cartunista Wagner Passos e pelo poeta Ivonei Peraça, surge como consequência de outras produções e ações coletivas anteriores, em 2002  junto a FEARG e FECIS, com o Vagão do Humor, reunião de cartunistas da cidade do Rio Grande responsável por diversas exposições e publicações em parceria com a GRAFAR - Grafistas Associados do Rio Grande do Sul, tendo participado da Feira do Livro da FURG já em 2003 com exposição de charges e cartuns de artistas gaúchos.

Neste período acontece a produção dos jornais Divagando no Humor, Peixe Frito, a Revista Ideia – Quadrinhos, Humor e Cultura, e os livros O Menino do Mar, Cidade dos Ventos, entre outros, além de diversas exposições destacando-se as exposições “Dessinateurs Brésiliens” no Salão de Humor de Saint Just-le-Martel, na França em 2005, o Espraiar do Cartum Gaúcho e a 1ª Mostra Internacional de Humor sobre Educação Ambiental, realizada primeiramente na FURG em 2012 e em outros lugares, destacando-se o convite do Ministério da Educação e Cultura do Uruguay para apresentação em Montevideo.

Em sua primeira publicação a Usina das Artes produziu o livro “O Sapo Felício e o Jacaré Dentuço”, escrito pelo poeta José Paulo Nobre e ilustrado pelo cartunista Wagner Passos, lançada na Feira do Livro da FURG de 2014 com grande repercussão no evento. A seguir, a foto com a participação de diversos artistas, articuladores e apoiadores da arte e cultura rio-grandina.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores